segunda-feira, 30 de novembro de 2009
cimeria ibero-americana | lisboa '09
Com a cimeira ibero-americana a decorrer, Portugal foi nos últimos dias epicentro de grandes estratégias e discussão políticas. Este é o primeiro grande evento onde o primeiro-ministro e o presidente da república comparecem em simultâneo.
Sócrates por um lado afirma "que temos todos de tirar as devidas lições da mais grave crise dos últimos 80 anos" e que só a podemos ultrapassar tendo como prioritário o "investimento público para minorar os efeitos da crise e iniciar a retoma" garantindo ainda que tudo isso só será possivel aliado a uma modernização social e económica.
Cavaco Silva, por outro lado afirmou a importância do diálogo internacional e da necessidade de uma acção de cooperação entre os estados e as suas políticas económicas.
Veremos o desenrolar da "cooperação estratégica" interna entre o PM e o PR.
barómetro político | outubro '09
segundo o barómetro político mais recente da marktest, não deixa de ser interessante e curioso o curso das intenções de voto. Será este o contra ponto das eleições? O que é facto é que o BE e o PSD são os que sofrem maior queda, e o PS e o CDS são os que registam uma maior subida.
o BE estava de facto com o eleitorado consolidado?
o PSD era mesmo a verdadeira alternativa à governação socialista?
se o BE se proclamou vitorioso nas legislativas, já nas autárquicas lá reconheceu "temos muito que aprender".
por outro lado o PSD que perdeu as legislativas, foi o vencedor das autárquicas.
O que é certo é que, neste momento, o PSD está com piores resultados do que há quatro anos, o que é preocupante. é urgente uma oposição eficaz e construtiva com um lider audaz e carismático capaz de meter na ordem as "forças de bloqueio" dentro do partido. E enquanto a pessoa do presidente do partido não coincidir com um lugar dentro do parlamento, temo que os problemas se mantenham. Por isso tenho dúvidas em relação a uma possivel candidatura do professor marcelo rebelo de sousa ou passos coelho.
o BE tem agora um desafio pela frente. Estamos numa conjuntura propícia em que o eleitorado mais descontente se revê nas opções mais à esquerda e o BE tem de procurar uma linha mais realista, porque não vamos viver na crise para sempre, e os chavões são perigosos porque são irreversíveis.
domingo, 29 de novembro de 2009
boas vindas
O contraponto é um blogue que tem como conceito a dupla face que cada coisa ou assunto pode ter. no fundo tudo tem dois lados, dois pontos de vista e tudo é relativo. andei ausente da blogosfera três anos, mas agora voltei para ficar. lançar um blogue pessoal é um desafio, como tal prometo tentar alimentá-lo e e dotá-lo de conteúdos atractivos e que estimulem o diálogo e a reflexão, sem grandes formalismos e textos desinteressantes. lanço-vos, por isso, um desafio: sejam o contraponto e participem!
Subscrever:
Mensagens (Atom)