segunda-feira, 30 de novembro de 2009
barómetro político | outubro '09
segundo o barómetro político mais recente da marktest, não deixa de ser interessante e curioso o curso das intenções de voto. Será este o contra ponto das eleições? O que é facto é que o BE e o PSD são os que sofrem maior queda, e o PS e o CDS são os que registam uma maior subida.
o BE estava de facto com o eleitorado consolidado?
o PSD era mesmo a verdadeira alternativa à governação socialista?
se o BE se proclamou vitorioso nas legislativas, já nas autárquicas lá reconheceu "temos muito que aprender".
por outro lado o PSD que perdeu as legislativas, foi o vencedor das autárquicas.
O que é certo é que, neste momento, o PSD está com piores resultados do que há quatro anos, o que é preocupante. é urgente uma oposição eficaz e construtiva com um lider audaz e carismático capaz de meter na ordem as "forças de bloqueio" dentro do partido. E enquanto a pessoa do presidente do partido não coincidir com um lugar dentro do parlamento, temo que os problemas se mantenham. Por isso tenho dúvidas em relação a uma possivel candidatura do professor marcelo rebelo de sousa ou passos coelho.
o BE tem agora um desafio pela frente. Estamos numa conjuntura propícia em que o eleitorado mais descontente se revê nas opções mais à esquerda e o BE tem de procurar uma linha mais realista, porque não vamos viver na crise para sempre, e os chavões são perigosos porque são irreversíveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário